domingo, 26 de abril de 2015

Antes de decolar o primeiro voo empresa aérea estuda início do segundo itinerário

O empreendimento que atingirá aproximadamente novecentas mil pessoas está prestes a receber o primeiro voo comercial.

Após vinte anos de engajamento da sociedade civil organizada, foram inúmeras reuniões, viagens e discussões para que se chegasse à sua conclusão e operação comercial do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

Equipes da companhia TAM e da RDL Aeroportos fizeram neste final de semana os últimos detalhes para o voo inaugural, de acordo com Walmir dos Santos Silva Júnior, superintendente da RDL Aeroportos, só faltam alguns ajustes no terminal. “Estamos finalizando a parte de infraestrutura que está praticamente pronta, estamos fazendo os últimos reparos e bem ansiosos para que o primeiro voo ocorra e venha uma sequência de voos para o desenvolvimento da região”, relata Walmir.

Foto: Vanderléia Pereira / Folha Regional de Jaguaruna
É esperado um grande público prestigiando o voo inaugural que acontecerá nesta segunda-feira (27/04). De acordo com a direção do terminal, aproximadamente quatro mil pessoas, entre passageiros e pessoas da região, acompanharão o evento.



Na última sexta-feira (24/04) a equipe de solo fez simulações de pouso e decolagem, o primeiro voo vindo de Congonhas/SP tem previsão de chegar em Jaguaruna por volta das 14h30min e a viagem de volta está programada para as 15h05min desta segunda. 

Nos primeiros quinze dias de vendas, a empresa TAM vendeu 2,8 mil bilhetes, lotando trinta voos. Agora só há passagens disponíveis para meados de maio.

Como o processo de licitação de táxis ainda não foi realizado, para levar e trazer passageiros, a RDL fechou parcerias com duas empresas, que vão operar linhas de ônibus executivos para Criciúma e Tubarão.

O acesso e o terminal ficaram prontos há quase cinco anos, mais ainda faltavam licenças e autorizações e o aeroporto continuou fechado. Ao todo foram investidos quase 70 milhões de reais entre recursos estadual e federal e dos municípios da região. É o maior aeroporto entre a capital gaúcha e Florianópolis. São mais de trezentos hectares e dois quilômetros e meio de pista. 

Segundo voo diário

Devido ao sucesso de vendas de passagens do voo Jaguaruna/Congonhas, a empresa aérea negocia com a RDL Aeroportos a implantação de um segundo voo diário, mesmo antes da primeira partida. “A conversa está bem adiantada, esperamos em no máximo três meses lançar esse novo voo”, declarou o superintendente do terminal no programa Balanço Geral da Rádio Eldorado na última sexta-feira (24/04). 

Walmir explica que a intenção é que o novo voo chegue em Jaguaruna à noite, e saia pela manhã, com destino ao aeroporto de Guarulhos/SP.