sexta-feira, 17 de abril de 2015

Laguna pretende pagar a conta de energia elétrica da ponte Anita Garibaldi, mas quer algo em troca

O prefeito de Laguna Everaldo dos Santos esteve em Brasília e participou juntamente com o deputado federal Edinho Bez de uma audiência como o ministro dos transportes Antônio Carlos Rodrigues. Na reunião, realizada na última quarta-feira (15/04), foi confirmada a data de conclusão das obras da ponte Anita Garibaldi. A inauguração da ponte ainda não foi agendada.

Foto: Assessoria Deputado Edinho Bez
Esquerda: Everaldo dos Santos, centro: Antônio Carlos Rodrigues, direita: Edinho Bez

A reunião também tratou dos custos de iluminação da obra, mas por enquanto, não há nenhuma decisão de quem vai arcar com os custos de mais de sete mil reais por mês. O ministro dos transportes só irá se manifestar sobre o pagamento da conta de iluminação após o dia 22 de abril. Referente a dívida de 34 milhões de reais, que faltam ser pagos as empreiteiras, o governo pretende efetuar o pagamento até o final deste mês de abril.

Alternativa:
Everaldo dos Santos apresentou ao ministro Antônio Carlos Rodrigues a possibilidade de ser feito um acordo entre os Governos, a Prefeitura de Laguna arcaria com as despesas da iluminação da ponte Anita Garibaldi e o Governo Federal construiria duas obras na cidade; o acesso à Praia do Sol, com aproximadamente 4,5km e a finalização do anel viário de Cabeçudas. O ministro dos transportes deve agendar uma nova reunião com o prefeito para o final do mês para tratar desse assunto. 

Pedágio à vista:
Se a proposta do prefeito Everaldo dos Santos for aceita, tudo indica que a prefeitura de Laguna fará um bom negócio. Isso porque na região é possível que em breve seja instalada uma praça de pedágio, e a iluminação de ponte, viadutos e acessos que ficam às margens da BR-101 fiquem a cargo da empresa responsável pela concessão. Como o deputado Edinho Bez esteve juntamente com o prefeito na audiência, e o deputado pretende que essa despesa seja paga pelo Governo Federal, isso pode ser mais um detalhe que confirme que a proposta de Everaldo seja uma boa ideia.