quarta-feira, 22 de abril de 2015

Projeto implantado no Rio de Janeiro e São Paulo chega em Garopaba

Com o propósito de fazer com que as pessoas sejam ouvidas nas decisões políticas que afetam a cidade, a Rede Nossas Cidades chega em Garopaba através da iniciativa da criação da Minha Garopaba. A rede pretende mobilizar e engajar milhares de pessoas para garantir que serão ouvidas e que suas opiniões sejam consideradas.

A idealizadora é Daniela Reis moradora da Palhocinha. Ela não é natural de Garopaba, mas escolheu a cidade para morar. “A ideia é que as pessoas participem da vida política da cidade de todos os dias, e não somente nas eleições, a cada quatro anos”, explica Daniela.

A proposta da Minha Garopaba é oferecer a população ferramentas e metodologias de mobilização para resolver problemas que até então não são resolvidos e afetam a vida das pessoas e o bem comum. Qualquer pessoa pode abrir a discussão sobre um determinado assunto e assim criar uma mobilização para que juntos consigam o objetivo comum.

O projeto possibilita também, a criação de ferramentas inovadoras que ainda não foram implantadas na cidade, e que possam resolver questões que afligem a cidade como é o caso da ferramenta “imagine” que possibilita a co-criação de soluções urbanas. O programa conta ainda com as ferramentas: “Panela de Pressão”, “De Guarda”, “Multitude” e o “Compartilhaço”.

A rede Nossas Cidades teve origem no Rio de Janeiro em 2011, com a criação do Meu Rio. Em 2014 foi criada a organização em São Paulo com o Minha Sampa e agora chegará em mais sete cidades, entre elas Garopaba e Blumenau.

Printe Página da Campanha no Catarse

Para que a rede pudesse sair do papel, foi preciso um financiamento coletivo que precisava arrecadar R$ 5.876,00 que é necessário para um mês de capacitação da fundadora Daniela Reis que encerrará o treinamento nesta quinta-feira (23/04). A campanha foi além do valor necessário conseguindo
R$ 6.750,00, tendo apoio financeiro de 98 pessoas. “tenho certeza que minha capacitação e motivação voltarão de lá ainda mais turbinadas para fazermos de Garopaba, juntos, um lugar ainda melhor para viver! É dessa política que eu gosto e acredito!”, expressa Daniela nas redes sociais.

No Rio de Janeiro Daniela participou dos treinamentos e oficinas com intuito de adquirir conhecimentos e experiências para trazer aos demais membros da rede em Garopaba. “ Ontem foi um muito produtivo por aqui. Vimos cada uma das ferramentas da rede que vão nos auxiliar a atingir os nossos objetivos nas cidades. A boa notícia é que vem uma ferramenta nova e muito legal pela frente!”, relata Daniela.

Daniela Reis em um dos encontros no Rio de Janeiro

Com muito diálogo e transparências as mobilizações não são vinculadas a nenhum partido político, o objetivo é extremamente independente criativo e com apoio de todos envolvidos, porém afiliados a partidos políticos podem participar.

Dentre as primeiras ações Daniela já planeja junto com os envolvidos várias possibilidades, dentre elas questões ligadas ao aumento de ciclovias em Garopaba e a coleta de lixo, com relação a esta última, foi criada na página de uma rede social do projeto, uma enquete que pede um breve comentário dos participantes. “Vejo que há muitas opções de melhorias e que há sim falha nos dias de coleta. Uma boa opção seria o uso de coletores mais modernos que evitem que o lixo se espalhe. Tanto no ato da coleta quanto no seu destino final.” Menciona o integrante Roni Santini Dias Wahl.

Um plano de ação será apresentado nos próximos dias na cidade, dentre as tarefas está a apresentação aos poderes executivo e legislativo e o início da formação da equipe atuante que formará o conselho criativo, que serão as pessoas que tomarão as decisões da Minha Garopaba.