quinta-feira, 4 de junho de 2015

Prefeito de Canoas ministra palestra sobre sustentabilidade na semana do meio ambiente

O prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge da Silva, do PT, ministrou a palestra “Cidades Sustentáveis” essa semana em Tubarão. A cidade está localizada na região metropolitana de Porto Alegre, e em 2014 recebeu o prêmio de Cidade Sustentável na categoria cidades médias. “É o reconhecimento de um projeto de equipe. Procuramos trabalhar, principalmente, com a sociedade para motivá-la. Envolvemos o cidadão para que ele participe, discuta e desenvolva as políticas públicas.” Menciona Jairo.
Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Tubarão, Olávio Falchetti
fala sobre a parceria entre as duas cidades
Canoas possui um observatório que é um espaço virtual que reúne informações qualificadas da gestão pública. O software cumpre duas funções: é fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões da administração pública, bem como é uma ferramenta que promove a transparência, o acompanhamento e a fiscalização de toda a população.

O prêmio é voltado às 273 prefeituras que participam do Programa Cidades Sustentáveis. Ele tem a finalidade de estimular os gestores públicos na criação de mecanismos que contenham indicadores, informações, programas e metas sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

Tubarão participa do programa, estando inserido no grupo que desenvolve a política Lixo Zero e o licenciamento ambiental. “Através do programa desenvolvemos uma nova dinâmica de gestão trabalhando questões que envolvem a população. Canoas é um grande exemplo desta dinâmica para todos os municípios. Por meio da gestão participativa e do programa 'Cidades Sustentáveis' damos condições para que o cidadão participe de fato do desenvolvimento do município”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente da cidade azul, Guilherme Bressan.

Tubarão e a cidade gaúcha estão formando uma parceria na cooperação de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente aliadas ao crescimento dos municípios e possibilitando que esse crescimento impacte o mínimo possível na qualidade de vida da população. “Juntos estamos procurando trazer projetos de Canos que já deram certo, e pretendemos aprender também, afinal Tubarão tem vários projetos de cooperação e participação da comunidade e pretendemos levar essas experiências para a região metropolitana de Porto Alegre.” Destaca o prefeito de Canoas.

Metodologia

Os municípios interessados devem preencher periodicamente cem indicadores propostos. São oito os critério para conquistar o prêmio: dentre eles a qualidade e confiabilidade dos dados preenchidos; quantidade de dados preenchidos; quantidade de novos indicadores cadastrados; adequação do Programa de Metas ao diagnóstico de indicadores; adoção de indicadores regionalizados; quantidade de anos postando os indicadores; disponibilização, divulgação e comunicação para a sociedade; e formato de apresentação dos dados: modelos de transparência.

Matéria Completa