quinta-feira, 30 de julho de 2015

Movimento pressiona autoridades para melhorias no acesso norte de Garopaba

Quem transita diariamente pela Estrada Geral Paulo Lopes, mais conhecida como GRP 010, enfrenta diariamente uma verdadeira batalha para poder chegar ao seu destino. A situação só é pior em dias de chuva quando a mistura de lama e buracos deixa o trajeto ainda mais dificultoso.

Foto: Facebook "Asfalto Já", registro dos moradores da estrada em dias de chuvas

A distância entre o bairro morrinhos e a BR-101, já no município de Paulo Lopes, é de pouco mais de 15 quilômetros, o trecho é uma rota prioritária para os dois municípios, já que a comarca de Garopaba compreende a cidade de Paulo Lopes, e a pavimentação da via facilitará o acesso norte à Garopaba.

Diversas promessas já foram feitas por parte do governo do Estado, propondo a pavimentação da via, tão importante para o turismo e para o desenvolvimento dos dois municípios. O blog anunciou em 18 de junho que o prefeito de Garopaba, Sérgio Cunha, anunciou que iria antecipar as obras de pavimentação entre o bairro Morrinhos até a Ponte do Siriú, um percurso de quase seis quilômetros. A promessa foi que as obras iniciassem em julho, com um prazo de conclusão de sete meses.

Agora, cansados de esperar, os moradores estão promovendo uma paralisação na estrada no próximo sábado (1º), as 10 horas da manhã, na comunidade de Areais de Macacu, pedindo atenção das autoridades devido ao descaso da via, que gera problemas de saúde, devido a poeira além da deterioração dos veículos.

Pressão

Nessa quarta-feira (30), será lançada a campanha “Panela de Pressão” pelo movimento “Minha Garopaba”, que pretende, juntamente com a comunidade, pressionar as lideranças locais para que busquem do governo do Estado as devidas melhorias no trecho.

A ferramenta “Panela de Pressão” tem como objetivo levar as demandas da comunidade diretamente ao tomador de decisões, nesse caso o prefeito municipal.

Essa é a primeira ação dos voluntários da Rede Minha Garopaba. “Essa mobilização é emblemática para Garopaba, por ser uma demanda bastante antiga e que já foi alvo de muitas promessas eleitorais que nunca se concretizaram. Dessa vez ela será alvo de uma mobilização. É o sentido inverso, quando as comunidades se articulam e em vez de aguardar passivamente a resposta, vão à luta e passam a exigir dos tomadores de decisão que escutem a demanda e a priorizem.” Explica Daniela Reis idealizadora do movimento.

Solução

Conforme o blog noticiou, em 20 de maio, a SDR de Laguna realizou o Seminário Regional para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. Gestores dos municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Imaruí, Laguna e Pescaria Brava elaboraram o documento que contém as ações e programas pretendidos no quadriênio para serem disponibilizados recursos orçamentários em seis eixos, infraestrutura, Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Turismo, cada área com doze prioridades.

Mapa com os municípios que compõem a SDR de Laguna
Entre as principais proposições definidas mantiveram-se na área de infraestrutura: as pavimentações da rodovia SC 437 que liga Pescaria Brava e Imaruí, da estrada que faz a ligação entre Paulo Lopes a Garopaba (GRP 10), do acesso norte via Barbacena em Laguna, o recapeamento dos acessos sul e norte em Imbituba e a construção de um Centro Administrativo e Câmara Municipal para Pescaria Brava. Observem que a revitalização da Rodovia SC 434 não está elencada.

Uma nova reunião está agendada para o dia 6 de agosto, as 9 e meia da manhã, na sede da Câmara de Vereadores em Laguna, o evento é uma audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, e trata do orçamento regionalizado.

Os representantes dos seis municípios que compõem a regional irão apresentar aos parlamentares as ações elencadas em maio e devem definir doze como prioritárias e três como de maior prioridade para serem incluídas na Lei Orçamentária para o ano de 2016.

Em maio, foram definidas em seis eixos doze prioridades, totalizando 72 pontos onde serão escolhidos entre os seis municípios apenas três como urgência para LOA 2016 e as outras doze como projeções para os próximos anos no (PPA) 2016-2019.

Entenda o PPA (Nesse caso o Plano da SDR de Tubarão)