segunda-feira, 30 de maio de 2016

Giro de Notícias 23/05

Falta medicamento. Foi o que confirmou o secretário interino de saúde, João da Silva Pacheco em entrevista ao jornalismo do portal Notícias In Foco. O assunto chegou a redação através da sugestão de leitores do noticiário. Alguns internautas alegam que já foram mais de oito vezes na farmácia central em busca da composição cloridrato de sertralina, antidepressivo que faz parte da “Farmácia Básica", que não poderia estar em falta. Segundo o secretário, o município compra aproximadamente 20 mil comprimidos deste medicamento, o suficiente para dois meses, e a falta foi devido ao aumento na demanda. O secretário adiantou que além desta composição, outros remédios estão sendo comprados, porém a redação apurou que a lista ainda não chegou ao setor de licitação da prefeitura, e os responsáveis pelo departamento disseram que o processo de compra leva de 45 a 60 dias. João menciona ainda, que alguns medicamentos de responsabilidade do governo do Estado, distribuídos pela 18ª regional de saúde, também estão em falta, alguns há mais de seis meses.

O responsável pela pasta da saúde, João da Silva Pacheco, falou também sobre os problemas que o município tem tido com a empresa Daxa, contratada para prestar alguns serviços na área da saúde. O último transtorno foi quando a pediatra, funcionária desta referida empresa, se recusou a atender os pacientes alegando não estar recebendo seu salário. O secretário contornou a situação informando a profissional que a responsabilidade pelos seus honorários e da Daxa e não do município, portanto ela deveria cumprir com a agenda de atendimento. João acredita que situações como esta não irão se repetir, já que com a homologação do concurso público, que foi realizado em janeiro deste ano, o profissional titular da vaga deve assumir em breve.

Entre os contratos realizados pela Daxa e seus prestadores de serviços, está a prática de alguns profissionais trabalharem 30 dias e recebem somente 45 dias após os serviços prestados. Ou seja: dois meses e 15 dias após o primeiro dia trabalhado. Todos os profissionais trabalham em regime de contrato com a referida prestadora de serviço se sujeitando a essas práticas.
A ordem é cortar gastos. Esse foi o recado dado pelo governador Raimundo Colombo, do PSD, ao colegiado do governo catarinense. A reunião realizada na segunda-feira (23), em Florianópolis, propôs buscar alternativas para aprimorar a gestão pública em tempos de crise. Diante da queda na arrecadação, Colombo disse que não irá aumentar impostos, solicitando aos secretários, diretores, presidentes de empresas e autarquias do governo, que cortem gastos em medidas que não afetem a qualidade dos serviços. Com essa prática, o governador acredita manter o equilíbrio que Santa Catarina tem apresentado até o momento.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, visitará nesta quarta-feira (25) o Porto de Imbituba. A visita oficial é um convite da SC Par, empresa do governo que administra o terminal. Diversos líderes da região também deverão estar presentes.

Desapropriação de dois lotes no Pinguirito foi o teor do projeto de Lei nº 33/2016 encaminhado pelo poder executivo aos vereadores, que esteve em votação na sessão da câmara da última terça-feira (24). A área, que fica nos fundos da escola municipal do bairro, será adquirida pelo governo municipal para a construção de uma quadra coberta para atender os mais de dois mil alunos que utilizam a escola.

É falsa a informação que circula na internet sobre radares na ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A PRF – Polícia Rodoviária Federal não confirma a existência de nenhum radar sobre as estruturas da travessia. Além disso, a velocidade máxima, para veículos leves, continua sendo 110km/h. A corporação informa também, que sempre que houver um equipamento de aferição de velocidade, deve ser fixado placas de identificação em diversos pontos da via informando os motoristas sobre a fiscalização.

Fotos: Thiago Pereira | PRF/SC | Julio Cavalheiro/SECOM