quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sessão da Câmara é marcada por pronunciamentos de Edson e Jucélio

Uma confusão marcou o início da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (3). Tudo começou quando o vereador Edson Luiz da Silva, do PP, se inscreveu para utilizar a tribuna e assim que foi chamado para fazer o pronunciamento o legislador não se encontrava no plenário.

O presidente da casa, vereador Luiz Bernardo, do PMDB, aguardou alguns minutos e como Edson não compareceu deu sequência a lista, chamando o vereador Jucélio de Souza Clementino, do PSC, que ao ver o vereador Edson retornando ao plenário, cedeu sua vaga ao pepistas.

Edson retornou dos bastidores alegando que poderia utilizar a tribuna sendo transferido para o último dos inscritos. “...No Artigo 117, parágrafo 6º do Regimento Interno, diz que vereador que inscrito para falar no expediente, não se achar presente na hora que lhe for dada a palavra, perderá a vez e só poderá ser novamente inscrito em último lugar na lista organizada”, leu Edson.

Luiz Bernardo definiu que Edson pudesse usar a tribuna naquele momento, mas Edson insistiu em fazer seu discurso na última colocação da lista.

Após uma pausa para a discussão dos novos membros das Comissões Permanentes. A sessão foi retomada e após a votação da nova composição dos grupos, Edson e Jucélio fizeram a utilização da tribuna no momento das explicações pessoais.

Edson foi o primeiro a se manifestar e voltou a frisar que não foi seguindo o Regimento Interno na sessão desta terça-feira (3), e alegou que na sessão da semana passada, terça-feira (26), o vereador Jucélio se inscreveu para utilizar a tribuna antes da sessão iniciar. Na ocasião, Jucélio alegou que algumas pessoas estavam comentando, que membros do Partido Progressista atrapalhariam o processo de licitação do Acesso Norte.

O legislador criticou a citação do nome de pessoas que não possam utilizar a tribuna para se defender. “Não é novidade nenhuma que o Jucélio persegue a família Carlinhos e o Anael... Ninguém pode ser acusado nessa tribuna por nenhum de nós, já que eles não podem vir se defender...” comentou Edson.

Em seguida o vereador Jucélio, em suas explicações pessoais, disse que errou em mencionar com antecedência a possibilidade da impugnação da licitação da pavimentação do Acesso Norte. “Eu errei em vir na tribuna antecipar. Quando ele soube na quinta-feira (28), que a licitação foi impugnada ele foi lá e publicou uma nota na Rede Social e citou o meu nome... Isso foi um fato que aconteceu, o fato se concretizou...”, mencionou Jucélio se referindo ao pré-candidato do PP Carlos Anael da Silva.

Jucélio disse ainda, que o pré-candidato progressista mentiu quando falou em uma entrevista que conseguiu um carro para a Secretaria de Saúde. “É mentira, não existe carro para a saúde... não veio, não está assinado ainda o convênio no valor de R$ 50 mil que é destinado somente para consumo, está escrito”.

A redação procurou o pré-candidato do partido progressista, já que a referida entrevista, comentada por Jucélio, foi citada na matéria publicada pelo blog em 27 de abril. Anael esclareceu que conseguiu um recurso de R$ 50 mil através do deputado estadual João Amin, do PP. Anael relatou que em conversa com o atual secretário de saúde, João Pacheco, o mesmo mostrou interesse em usar esse recurso para a compra de um veículo com capacidade de 7 lugares para o transporte de pacientes para as sessões de hemodiálise. “Quando conversamos sobre essa verba, o secretário me passou que iria comprar esse carro. O importante é que temos o recurso destinado para Garopaba”, finaliza Anael.