segunda-feira, 25 de julho de 2016

Giro de Notícias 23/06

O trabalho realizado pela Celesc na cidade de Garopaba foi questionado pelo vereador Roberto Rivelino Vieira, o Beto do Aido, do PMDB. O legislador comparou a estrutura montada na cidade pela companhia de eletricidade com a Casan, estatal que presta serviço no abastecimento de água. Segundo o vereador, a Casan, além de um caminhão e uma máquina, tem seis carros e emprega 14 funcionários, enquanto a Celesc tem apenas uma viatura operada por dois plantonistas.
Beto mencionou ainda, que diversas obras no município estão paradas aguardando trabalhos da companhia que também não tem retirado postes que estão no centro de algumas ruas que receberam pavimentação. Algumas vias estão em meia pista há mais de três anos, mencionou Beto ao utilizar a tribuna na última sessão legislativa ocorrida na terça-feira (21).

Pela situação que está se construindo o cenário na política de Garopaba, quatro frentes políticas devem concorrer ao pleito municipal. Situação igual a realizada em 2000 e 2012, quando os eleitores tinham quatro opções de voto à prefeito municipal. Os partidos mandatários devem ser PSD, com Sérgio Cunha na cabeça de chapa, PP, com Anael da Silva, PSDB, com Marinho Nascimento e o PSB com Luizinho de Campos. Este último deve se reunir, nesta quinta-feira (23), com os filiados para alinhar qual decisão que o partido deve tomar. Luizinho não descarta a ligação com outras siglas, e como seu nome aparece com bons resultados em pesquisas internas, lançou sua pré-candidatura, tendo como principal objetivo encabeçar uma chapa, a menos que o cenário se altere e outro partido mandatário opte em buscar com o PSB a maioria dos votos dos 17.077 eleitores.

Derrubar a situação, PSD e PMDB, é o principal foco de três, das quatro frentes, atualmente com pré-candidatos. O apoio que pode vir do PSB à coligação do PP, Dem e PDT fortalecerá a chapa de oposição, que deverá trabalhar com uma campanha de combate ao alcaide Sérgio Cunha e seu vice que provavelmente virá do PMDB. Por outro lado, o PSDB, que deve concorrer em chapa pura, trará em seu plano uma política diferenciada, tendo como lema: "gastar bastante sola de sapato". Isso quer dizer que o pré-candidato Marinho, se conseguir o abono dos filiados, deverá com seu vice, que deve vir do sul do município, percorrer os mais longínquos pontos do município, na tentativa de convencer o eleitorado que a proposta dos tucanos, em chapa pura, será a melhor. Em contra partida, o bom desempenho do 45 pode atrapalhar os planos do 55 e fomentar a campanha do 11.

Além de cinco nomes, todos os filiados do PMDB são pré-candidatos. É o que garante o presidente do partido, Carlinhos Nestor, despistando o jornalista do Notícias In Foco, ao ser questionado sobre quem o 15 vai indicar como vice de Sérgio Cunha, que está ansioso à espera. O presidente mencionou também, que além de seu nome, Luiz do Capão, Rogério Linhares e a ex-secretária de saúde, Micheline de Araújo Luiz, são os mais cogitados pelos peemedebistas. Nos bastidores, o quinto nome é dado a atual chefe de gabinete de Cunha, Tula Souza do Amaral, eleita vereadora nas eleições de 2000, situação que não se repetiu em 2004, última eleição concorrida pela peemedebista. Micheline, que pretende buscar uma das nove vagas na Câmara de Vereadores, já trabalha inclusive em sua pré-candidatura, conforme descrito pelo jornalista Sérgio Saraiva na última edição do jornal Mais Garopaba. Carlinhos menciona que a definição deve ocorrer até a primeira quinzena de Julho.

O novo acordo firmado na última segunda-feira (20), entre Governo Federal e os estados, previu desconto de 100% das dívidas das federações até o final deste ano. O acordo propôs ainda, que a partir de janeiro de 2017, o desconto vai diminuindo gradativamente, em uma escala de 5,5% por mês, até zerar e o prazo de pagamento foi esticado para 20 anos. Pelos cálculos da Fazenda estadual, com as novas medidas, Santa Catarina vai economizar R$ 2,1 bilhões, resultado importante para as finanças do Estado. “Teremos uma melhoria muito significativa nas contas públicas e isso reequilibra a situação dos estados, que nos últimos meses têm sofrido muito com a queda de arrecadação. É uma proposta intermediária, um ponto de consenso, uma boa alternativa para o país, que simboliza um novo momento. Foi um grande avanço e estamos felizes com o resultado”, avaliou o governador Raimundo Colombo.

Com essa medida, a economia catarinense vai responder de uma forma mais rápida, já que com obras e investimentos, geração de empregos e atividade econômica, é consequência que a receita do Estado seja mais positiva. Uma medida valiosa proposta pelo Governo Federal, que vai equilibrar os estados nos próximos anos, é que, não mais, os estados poderão desobedecer o teto de gastos, impedindo o aumento da folha acima da inflação do ano anterior, retornando recursos para mais investimentos, uma notícia boa aos gestores dos 295 municípios catarinenses.

O Tenente Coronel da Polícia Militar de Imbituba, Jean Carlos de Brida Silva, juntamente com o Comandante Garcia, da 2ª Companhia da PM de Garopaba, estiveram na última segunda-feira (20), na sessão da Câmara de Vereadores de Paulo Lopes. Os gestores da segurança informaram sobre algumas ações que estão sendo realizadas pela corporação na região, dentre elas, a instalação de 10 câmeras de videomonitoramento que estarão entrando em funcionamento em breve, no município. Além disso, foram apresentados dois programas que a Polícia Militar possui para coibir as práticas criminosas. Um deles foi o Vizinho Solidário, projeto que propõem o comprometimento das pessoas com a comunidade, no auxílio a segurança juntamente com o apoio da polícia. Outro projeto é a realização de uma palestra oferecida pela PM desenvolvida em parceria com a FCDL - Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. De acordo com o Tenente, o evento proporciona aos empresários e comerciantes, uma série de medidas que podem ser implantadas e auxiliar na segurança de seus estabelecimentos. “Essa palestra é muito boa, pois na medida em que vamos mostrando os quesitos de segurança, nós apresentamos vídeos com fatos reais que apresentam falhas, muitas vezes simples, mas que produziu um prejuízo muito grande e pânico às pessoas”, comentou Jean Carlos.

Fotos: PM de Imbituba, Passinho Marques Facebook