quarta-feira, 3 de junho de 2015

Prefeitura de Laguna demite mais de 150 comissionados

Na última sexta-feira (29/05), o prefeito Everaldo dos Santos assinou a demissão de 188 servidores de cargos comissionados. O ato foi publicado no Diário Oficial do  Município da segunda-feira (01/06).

Alguns funcionários ficaram surpresos com a notícia, mas de acordo com o secretário de Comunicação da cidade Juliana os servidores comissionados já sabiam que essa medida seria tomada pelo poder executivo. “Todos foram comunicados sobre as exonerações na tarde de sexta. Alguns serão chamados para ocupar cargos pontuais, mas será um número bem pequeno”, explicou Celso Fernandes.

Em entrevista para a Unisul TV na noite desta terça-feira (02/06), o prefeito de Laguna mencionou que com essa medida o valor que o município irá economizar com as demissões passa de R$ 300 mil reais por mês. Só no gabinete do prefeito foram demitidos 20 funcionários comissionados. A Secretaria de Educação e Esportes foi a mais afetada pelo corte: 33 servidores foram exonerados. Na Saúde foram 30.

A contenção de despesas também afetou as Secretarias do Governo, da Fazenda, de Administração e Serviços Públicos, de Turismo, Lazer, Desenvolvimento Econômico e Social, de  Pesca, Desenvolvimento Rural e Aquicultura, de Comunicação Social, de Planejamento Urbano e Habitação e a Secretaria de Assistência Social.

Comissionados das Fundações de Cultura, de Meio Ambiente e na Fundação Irmã Vera também foram demitidos.

O secretário de comunicação explica que o prefeito pediu um prazo de 120 dias para readequar as secretarias e contratar, à medida do possível, os funcionários novamente. “Nem todos serão recontratados, claro. A intenção é justamente enxugar o quadro, em função das dificuldades financeiras”, salienta Celso.

A receita arrecadada através de ISS com a construção da Ponte Anita Garibaldi está acabando, por isso essa medida foi tomada agora, próxima do término da obra da ponte. “O prefeito e a secretaria de Desenvolvimento Econômico estão buscando alternativas. Uma das mais possíveis, que já está com andamento avançado, é a instalação da Usina Eólica na cidade. Também estamos buscando a atração de empresas e empreendimentos, para alavancar a economia, pois temos consciência que muitos empregos também vêm sendo reduzidos com a finalização da obra da ponte”, finaliza o secretário.