segunda-feira, 13 de julho de 2015

Moradores de Araçatuba Ganham novo acesso ao trevo na 101

Uma antiga reivindicação dos moradores do bairro de Araçatuba, em Imbituba, se tornará realidade.

Atualmente quem reside no lado direito (Sentido Norte/Sul) da BR-101 precisa percorrer três quilômetros até o trevo no bairro Alto Arroio para então ter acesso a SC-434. Para o leitor entender, a via ampliará a marginal já existente, de chão batido, até a BR-101 após o anel viário, assim os motoristas acessam o anel, como quem vem de Florianópolis, e em seguida estão na SC-434. Na atual situação, alguns moradores chegam a percorrer mais de seis quilômetros para poder acessar a escola, posto de saúde e onde está localizada a grande maioria do comércio do bairro.

Foto João Batista Coelho Júnior (PMI)
A construção de vias laterais à rodovia federal é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, e os moradores estão cobrando há muito tempo, mas como a solicitação não foi atendida, a via será construída pela prefeitura de Imbituba. O terreno para a abertura da marginal foi doado por um morador do bairro, a área total é de 600 metros quadrados, a doação ocorreu nesta segunda-feira (13/07).

Arte novo acesso, Facebook Beto Pereira 
 De acordo com o suplente de vereador e presidente do Partido da República de Imbituba, Beto Pereira, o Beto do Zé Neide, que também é morador da comunidade, após a abertura da via pela prefeitura, será feita uma denúncia ao ministério público contra o DNIT solicitando uma série de melhorias junto a BR-101 que até o momento não foram realizadas. “Na verdade essa é apenas uma reivindicação, falta muita coisa, duplicaram e deixaram muito para trás, faltam passarelas, túneis...” Explica Beto do Zé Neide.

De acordo com a prefeitura Municipal de Imbituba, os trabalhos devem começar na próxima semana e a previsão é de que a via marginal de ligação ao trevo fique pronta em 90 dias.

Beto, que também é presidente da Associação dos Moradores de Araçatuba, AMAR, explica que outra solicitação é a Iluminação nos trevos ao longo da BR-101, que desde que a rodovia foi inaugurada não tiveram suas lâmpadas acesas.

Segurança no bairro

A AMAR está restaurando o antigo posto de saúde de Araçatuba. O local receberá algumas adaptações para receber no futuro um Posto Policial, uma Sala de Atendimento Comunitário, um Centro de Informações Turísticas e Cultural e um mini Auditório para a comunidade. Porém os moradores estão encontrando dificuldades na liberação de um policial para o atendimento à comunidade, devido à falta de efetivo. “Estamos lutando muito para esse posto policial, estive conversando com o coronel Marcelo e ele me disse que falta efetivo, vamos agora ao comando geral da Polícia Militar e ao secretário estadual de Turismo juntamente com o deputado federal Jorginho Mello”. Acrescenta Beto, presidente da associação de moradores do bairro.

Foto Página Facebook AMAR