sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ex-vereador pede desfiliação do PP de Garopaba

Na noite desta quinta-feira 1º, o presidente da provisória do Partido Progressista de Garopaba, Ailton da Silva, o “Pezão”, recebeu o pedido de desfiliação do ex-vereador Jackson Sena.

O ex-pepista disputou a majoritária com Carlos Anael da Silva nas eleições de 2012, quando a dupla fez 4.440 votos. Ambos sucedem os pais na vida política. Luiz Carlos da Silva, pai de Anael e seu vice João Sena pai de Jackson, comandaram o executivo municipal em 2004, mas não conseguiram seguir os trabalhos em 2008, quando foram derrotados por Luiz Nestor e Ildo da Silva Lobo Filho, o Ildinho, com uma diferença de 1.057 votos.

Foto: Internet. Bancada PP na Câmara Municipal em 2008
Mamede, Jucélio e Jackson. Ao Fundo Sérgio Cunha
Jackson é mais uma das lideranças descontentes com o PP, uma das siglas que já foi considerada a maior agremiação política de Garopaba.

Em entrevista ao blog, Jackson informou que a decisão foi tomada em conjunto com a família, e que se deu após os desgastes enfrentados com outras lideranças do PP. Com relação ao seu pai, João Sena continua filiado, mas deve seguir o mesmo caminho do filho.

“Não sei quando meu pai vai pedir a desfiliação, minha decisão foi pessoal, e tomada em conjunto com a família, a primeira pessoa que soube da minha decisão foi ele e certamente deve seguir a mesma posição que eu”, mencionou Jackson.

Formado em Turismo, Jackson atualmente trabalha nos negócios da família Sena, e é um dos coordenadores da paróquia Nossa Senhora da Glória, no Campo D’unna. “Pretendo ser reconhecido como pessoa, nos trabalhos que venho realizando na minha comunidade, não quero ser lembrado somente como político, esse é o meu projeto para o futuro”, acrescenta o ex-pepista.

Falta de convites de outras siglas não faltaram, inclusive com promessas de assumir secretarias. Mas o ex-vereador não tem pretensão de concorrer a nenhum cargo em 2016, Jackson menciona que pode apoiar algum candidato, mas será apenas eleitor no ano que vem e não pretende se filiar em nenhum partido.

“Foi uma decisão difícil, porque eu gosto de política, mas se um dia eu voltar, certamente será por outro caminho e não será mais o PP”, finaliza.

De acordo com o atual presidente do PP, o partido recebeu nos últimos meses, 80 novos filiados e saíram da sigla oito membros, dentre eles: Tatiane Ávila Pacheco, Samuel Lima, André Lima, Jair Pereira e José dos Passos.

Cenário atual

Certamente Jackson era uma das lideranças mais importantes para o partido, tendo em vista que nas eleições de 2008, mesmo o PP perdendo a majoritária, foi o vereador mais votado no município com 783 votos, destes 598 na região dele, o sul da cidade, 153 no centro e 32 votos na região norte liderada por Jucélio de Souza Clementino, também do PP, que fez 391 votos na região.

Em 2012, quando concorria como vice, Jackson apoiou Jean Ricardo, que fez 690 votos, boa parte destes também da região sul. Agora, como Jean está convicto que sua nova sigla é o PMDB, o PP está sem opção para representar a sigla na região que possui 11 seções de votação com 4.247 eleitores, o segundo maior colégio eleitoral da cidade. Se Jean continuasse no Progressista poderia ocupar o cargo de vice ao lado de Anael.