domingo, 22 de novembro de 2015

Tríplice aliança entre PSD, PSB e PR em 90% do Estado em 2016

Pretendendo fortalecer o projeto para as eleições de 2018, os partidos PSD, PSB e PR pretendem estar presentes em boa parte dos municípios de Santa Catarina nas eleições do ano que vem.

Os presidentes estaduais do PSB, Paulo Bornhausen, PSD, Gelson Merísio e PR, Jorginho Mello, calculam que os três partidos possam estar juntos em 90% dos municípios de Santa Catarina no próximo ano.
Foto: Carlos Kilian, Agência Alesc, divulgação
Essa decisão se deve, após o anúncio de rompimento do PSD de Raimundo Colombo, governador do Estado, com o PMDB de Eduardo Pinho Moreira, vice-governador nas eleições de 2018. A intenção do PMDB é ter candidato próprio em 2018 e o PSD está preparando lideranças e com isso fortalecendo a possibilidade de eleger governador em 2018.

Em Garopaba as intenções são para que a coligação entre PMDB e PSD continue, porém essa decisão vai contrária à posição estadual dos partidos. O presidente do PMDB na cidade, Carlos de Abreu Luiz, anunciou durante a convenção do partido, que o manteve no cargo, que a intenção é manter o atual cenário com Sérgio Cunha, do PSD, porém ainda não foi anunciado quem será o candidato, mas o atual presidente segue como o principal nome conforme mencionou o vereador Rogério Linhares, do PMDB na convenção.

Dentro da atual gestão municipal, o PSB está presente, e o secretário de infraestrutura Luiz Antônio de Campos, o Luizinho, em entrevista ao blog em maio deste ano, deixou claro seu interesse em concorrer à majoritária. Em 2014, com o PSB, Luizinho fez 5.540 votos como candidato a deputado estadual sendo que 3.358 votos foram em Garopaba.

O presidente do PSD, Paulo Bornhausen reforçou durante o anúncio feito na sexta-feira (20), que haverá um "esforço" para realizar coligações onde for possível.

O principal ponto neste cenário de união dos três partidos é o tempo de TV e Rádio na propaganda eleitoral. E a possibilidade de estarem juntos também nas eleições de 2018, quando podem ter representantes nos municípios, situação favorável para o pleito.