segunda-feira, 20 de junho de 2016

Giro de Notícias 14/06

Transformar em infração gravíssima o uso de telefone e outros aparelhos eletrônicos ao volante é o que propõe o projeto de Lei de autoria do deputado federal Ronaldo Benedet, do PMDB. A proposição prevê ainda, que caso o condutor seja flagrado digitando na condução do veículo, aplica-se em dobro a penalidade de multa e seja obrigado a frequentar um curso de reciclagem. Se aprovado o projeto, as empresas de telefonia deverão nas propagandas comerciais de seus serviços colocarem um alerta sobre os riscos do uso do serviço ou dispositivo na condução de veículos. De acordo com Benedet, estima-se que 1,3 milhão de acidentes, registrados todos os anos, estejam relacionados ao uso de dispositivos móveis. Além disso, o número de multas aplicadas pelo uso de celular ao volante aumentou consideravelmente. Nos primeiros meses deste ano, mais de 10,5 mil multas foram aplicadas.

A decisão do governo federal interino de anular a contratação de assistência técnica para cooperativas de agricultores familiares incomodou o deputado estadual Dirceu Dresch, do PT. Segundo o parlamentar, 50 cooperativas e associações de produtores catarinenses serão prejudicadas, já que com a decisão, o governo provisório corta R$ 10,6 milhões que seriam repassados ao Estado para a capacitação, qualificação de produtos, que em três anos, possibilitariam a abertura de novos mercados aos agricultores familiares.

Agora é Lei. Todos os eventos realizados em Santa Catarina devem ter a instalação de banheiros químicos adaptados. O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, do PMDB, autor do projeto, menciona que com essa medida o Estado garante a acessibilidade, conforto e dignidade dos deficientes. Segundo o IBGE, o número de portadores de deficiência no Estado chega a 1,3 milhão de pessoas. O que significa que cerca de 20% de toda a população catarinense apresenta pelo menos um tipo de deficiência. Destes, 419 possuem algum tipo parcial ou total de deficiência motora. O projeto que segue para a sanção do governador do Estado regula que a quantidade de banheiros químicos será estipulada pela estimativa de público e que pelo menos 5% dos banheiros, disponibilizados nos eventos, sejam adaptados.

A pouco mais de trinta dias da data limite (5 de agosto) para a realização das convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, vice e a vereador, a situação em Garopaba ainda é indefinida. No PMDB, ainda não foi batido o martelo sobre a coligação com o PSD e três nomes são apontados como possíveis candidatos à vice de Sérgio Cunha, caso a coligação se solidifique. Além do presidente da sigla, Carlinhos Nestor, aparecem os nomes do presidente da câmara, Luiz Bernardo, e do vereador licenciado, Rogéio Linhares , o Dedeu. Luizinho de Campos, do PSB, também é pré-candidato, assim como Marinho Nascimento, do PSDB, mas há indefinição sobre essas duas personalidades. O fato é que não se sabe com quem formarão parceria. No primeiro momento, ambos, alegavam ter a intenção de ser cabeça de chapa, situação que pode mudar mediante pesquisas. No cenário do PP e Democratas, Anael da Silva e Julião Lopes saíram na frente, consolidando a coligação histórica, faltando apenas o abono dos filiados em convenção.

Buscando uma das nove vagas na Câmara de Vereadores, novos nomes vão surgindo. O último foi o da idealizadora do projeto Prancha Ecológica nas escolas, Carolina Scorsin. Ela colocou seu nome a disposição do PSD. Nesse cenário, a futura coligação entre PSD e PMDB deve formar parceria apenas na majoritária, ficando os candidatos a vereador na proporcional. Nas coligações os partidos podem lançar 18 candidatos e na proporcional 14.