terça-feira, 7 de abril de 2015

O futuro das rodovias de Garopaba

Nos últimos dias, mais precisamente no dia primeiro de abril, foi divulgado em muitas redes sociais piadas sobre a possível inauguração do acesso norte de Garopaba, ligando o município até a BR 101. A obra é uma necessidade urgente ao município, e principalmente para a população da região norte, que em meio às promessas acaba não tendo as melhorias nas estradas dos bairros da localidade, aguardando a então “Rodovia SC” que até o momento nenhum quilômetro foi pavimentado.

Com relação a esse tema me chama a atenção, uma situação que observo há bastante tempo. A “Região Metropolitana da Grande Florianópolis” não é constituída oficialmente, apenas um projeto que está sendo discutido judicialmente. Garopaba não está na área do núcleo, apenas na área de expansão da região metropolitana. Digo isso, pois percebo que o município pertence a associação de municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), e administrativamente suas atribuições com o Governo do Estado são solicitadas pela SDR de Laguna. Essa divergência pode prejudicar o município, haja vista que existe outra associação a Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), onde tem municípios que pertencem as SDRs de Laguna, Tubarão e Braço do Norte.

A AMUREL, tem feito uma gestão participativa entre os municípios que a compõe, utilizando de seus profissionais para a elaboração, inclusive projetos necessários para o desenvolvimento dos municípios, como recentemente foi feito em Rio Fortuna e Jaguaruna. Este último município onde quem o visitou nessa última temporada pode perceber o grande avanço na área de pavimentação, além é claro, de toda a pavimentação do acesso, e o próprio Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi.


Portanto, existe alguma dificuldade na evolução administrativa de Garopaba, que pode ser falta de participação política, ou deslocamento de atenção por parte dos gestores estaduais. Existem uma série de melhorias que precisam ser feitas, além do acesso norte, que não somente liga a BR 101, mas também liga o centro do município a diversos bairros. As vias de acesso aos bairros do Capão, Ambrósio, Grama, Ressacada e também o possível acesso ao centro pelo Ambrósio na tentativa de desafogar o trânsito no verão. Será que essas melhorias só serão feitas quando a situação chegar ao extremo? Não observo nenhum projeto nesse sentido, que pode ser um grande avanço na área de mobilidade da cidade.