quarta-feira, 8 de abril de 2015

Avenida da lagoa, uma nova via de acesso à Garopaba

Ontem falamos sobre a falta de estrutura nas vias de acesso de Garopaba, e fizemos uma reflexão sobre o posicionamento da cidade. O município está em uma região de fronteiras, sendo associado na associação de municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e com gestão administrativa do Governo do Estado na SDR de Laguna.

Ainda sobre mobilidade, uma pesquisa na internet, criada em uma página de uma rede social, pretende saber a opinião sobre a aceitação da população na criação da “Avenida da Lagoa”, que tem em seu trajeto, uma parte ligando o bairro Pinguirito a Rodovia SC 434 e em outro momento ligando o bairro Palhocinha até a SC 434 novamente, na altura do quilômetro cinco, próximo à ponte sobre o Rio Encantado.

A enquete sugere três opções de respostas, são elas: “Sim, exatamente como está proposto”, “Sim, mas é preciso mais estudos” e “Não. O acesso à Lagoa deve continuar como está”. Dentre algumas atribuições expostas na página, está publicado que o projeto pretende: evitar invasões, auxiliar na preservação, facilitar o trânsito, criar áreas de lazer e interação entre as pessoas e fomentar a prática de algumas atividades esportivas.

Imagem retirada da Página do Facebook (Projeto Avenida da Lagoa)
Boa parte do trajeto será a beira da Lagoa de Garopaba, ou Lagoa da Encantada como também  é conhecida. A enquete tem apenas dois votos, e a página 67 curtidas.

O que chama a atenção da via, é que em seu início, solucionará um dos grandes problemas de Garopaba no verão, o trânsito na entrada na cidade. Nessa última temporada, no natal e réveillon, foram registrados grandes engarrafamentos na Rodovia SC 434, principalmente devido ao gargalo que se forma quando os veículos iniciam na Avenida João Orestes de Araújo.

Outro ponto que deve ser observado é a questão ambiental. É preciso saber dos órgãos competentes se a avenida poderá ter seu traçado no local planejado, e qual o impacto teria ao meio ambiente.

As cidades precisam sempre se planejar no que diz respeito à mobilidade urbana. Principalmente em espaços onde ainda é possível ser implantado ruas, vias ou qualquer outra forma de locomoção. Quando já existem vilas, bairros e moradias construídas o projeto além de ser mais caro, se torna mais moroso, como é o caso da SC 434, onde as melhorias ainda não foram realizadas devido a uma série de problemas, inclusive o afastamento de residências e prédios comerciais que estão estabelecidos em sua margem.

Esse editor entrou em contato com os administradores da página, mas até o fechamento dessa matéria, não recebemos respostas aos questionamentos feitos.

Endereço da Página: Projeto Avenida da Lagoa
Endereço da Enquete: Você concorda com o Projeto Avenida da Lagoa