terça-feira, 2 de junho de 2015

Anac deve fazer a liberação dos instrumentos no Aeroporto de Jaguaruna na próxima semana

Em um mês de operação da empresa TAM, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, foram transportados 4.116 passageiros em 38 pousos e decolagens. Esse número só não foi maior porque em cinco dias a operação não pode ser realizada devido ao mau tempo na região de Jaguaruna.
Foto: Eduardo Zabot Assessor de Imprensa RDL e SDR Tubarão
Na semana passada dos dez voos programados apenas dois estiveram em funcionamento, que ocorreu na sexta-feira (29). O aeroporto opera de forma visual, sendo assim, em dias de tempo nublado em que não há visualização do chamado Teto Aéreo e o solo as aeronaves não são autorizadas a operar.
Os instrumentos que ajudam nas operações já estão instalados no aeroporto, porém precisam de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Em reunião realizada na última sexta-feira (29), o secretário de Articulação Nacional do governo do Estado, Acélio Casagrande, juntamente com os secretários regionais de Criciúma, João Fabris, e de Tubarão, Caio Tokarski, trataram com o gerente da RDL Aeroportos, Fernando Castro, da homologação dos equipamentos. “Nós vamos de todas as maneiras acelerar o processo da vistoria da Anac, com sobrevoo, para liberar e descer com equipamentos. O presidente da agência, Marcelo Pacheco dos Guaranys, me garantiu que na semana do dia 8 de junho os inspetores visitarão o terminal”, comentou Casagrande.     

Além disso, foi discutido na reunião os projetos de ampliação de embarque, a construção do terminal de cargas e ampliação da pista, esse último orçado em R$ 6,5 milhões de reais. “Estamos trabalhando nas perspectivas futuras, com a ampliação da pista para 45 metros e com o terminal de cargas que dará uma ‘alavancada’ em toda a região, assim como a ampliação do terminal de embarque. Os projetos já estão prontos e iremos atrás da captação dos recursos.” Finaliza Acélio.

Reportagem UnisulTV