sexta-feira, 12 de junho de 2015

Câmara dos deputados aprova poucas mudanças no sistema político

A Câmara dos deputados aprovou, em primeiro turno, seis alterações no sistema político brasileiro desde que começaram as votações para a reforma política. São elas:

Fim da reeleição para Presidente, Governadores e Prefeitos;

Redução de 8 para 5 anos nos mandatos dos senadores; aumento de 4 para 5 anos nos mandatos de Presidente, Governadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores;

Doações de empresas irão apenas para os partidos, os candidatos poderão receber apenas doações de pessoas físicas;

 Mínimo de um parlamentar eleito para que os partidos tenham acesso ao fundo partidário e também tenham propaganda na TV;

Redução da idade mínima para deputados, agora a partir de 18 anos; a redução também é válida para governadores e senadores, agora a partir de 29 anos.

A derradeira e menos importante alteração foi a data das posses, governadores serão empossados no dia 4 de janeiro e a presidência no dia 5.


O Plenário está analisando a proposta de reforma política por partes; fidelidade partidária e a cota para mulheres ficaram para a próxima semana.

Na votação desta quinta-feira (11/06), onde foram decididos os tempos de mandato, apenas os deputados, Jorge Boeira, do PP, e, Carmen Zanotto, do PPS, da bancada catarinense, foram contrários a aumentar o tempo de mandato.