sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Assessoras de Direção do José Rodrigues foram recusadas pela Gered

O novo diretor da Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, João Batista Botelho Torquato, não conseguiu homologar junto a Gered - Gerência Regional de Educação de Laguna, as Assessoras de Direção indicadas por ele.

As professoras, Estela Maris Santiago Furtado e Andrea Jeanine Têcchio Pacheco, foram as indicadas pelo diretor, que venceu as eleições do novo Plano Gestor Escolar realizado no ano passado, a estarem junto com ele gerindo a unidade escolar. Porém a indicação não foi aceita devido as professoras terem aderido a greve da categoria do ano passado, que durou pouco mais de dois meses.

Segundo João Batista, a Gered não deu nenhum parecer, nem contrário, muito menos favorável a sua indicação, apenas recusaram. O diretor menciona que se a decisão foi tomada devido as duas terem participado da paralisação de 2015, a gerência errou, já que elas repuseram todas as aulas. “Temos documentos que comprovam que as aulas perdidas com a greve foram recuperadas. Como fui eleito, o justo é que os assessores também sejam indicados pelo diretor, afinal a proposta é ser uma escolha democrática.”

A Gerência de Educação de Laguna não vai se manifestar sobre o caso, apenas informaram que seguiram o Decreto Nº 307, de 17 de agosto de 2015, que estabelece, dentre outras atribuições, que os interessados em participar da elaboração do novo Plano de Gestão Escolar não podem ter mais de cinco faltas nos três anos anteriores à inscrição do plano.

Essa interpretação usada pela Gered para o processo de eleição, realizado ano passado, também está sendo levada em consideração para a aprovação ou não dos assessores. Segundo João Batista, outras escolas estão passando pelo mesmo problema, e essa postura é ilegal, já que a greve é constitucional. Ele alega que isso possa ser uma perseguição política, e por isso iniciou um abaixo assinado para que a gerência volte atrás e homologue a indicação.

Abaixo assinado criado pelo diretor para que a Gered aceite
as assessoras indicadas 

Segundo ele, o abaixo assinado, já tem um número considerável de assinaturas, e caso seja recusado pela regional de Laguna, o documento será encaminhado a Secretaria Estadual de Educação em Florianópolis.