quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A possível renovação do legislativo de Garopaba

Há menos de oito meses das eleições municipais, já é tempo dos partidos políticos estarem articulando as coligações e também os futuros candidatos.

No que diz respeito ao executivo, ainda é inserto as definições das candidaturas. De um lado o PP que busca um aliado para compor a chapa com o empresário Carlos Anael da Silva. Do outro a situação, que vive um momento indefinido, com murmurinhos que apontam uma possível ruptura entre o PSD e o PMDB. Ninguém nega a permanência da coligação, mas também não confirmam. Temos também o surgimento do novo PSDB, onde Mauro dos Santos, o Marinho, se apresenta com pré-candidato. E ainda mais recentemente, o blog recebeu informações que o DEM também deve apresentar um pré-candidato ao executivo, porém o nome segue em sigilo. Mas a análise para a majoritária vamos deixar para outro momento.

Com relação ao legislativo, hoje temos na câmara quase sete vereadores do PMDB e dois do PP, o nono é Jean Ricardo, que agora em março deve ir para o PMDB, já que está descontente com a atual sigla, o PP.

Porém essa maioria peemedebista pode estar ameaçada, isso porquê os outros partidos devem lutar para terem espaço no legislativo, como o PSD de Sérgio Cunha por exemplo.

Em um levantamento simples que o blog fez, pelo menos seis novos nomes devem aparecer nas urnas esse ano, são eles: Sidney Cândido Souza, Tatiane Ávila Pacheco e Júnior Gonçalves pelo PSD. Pelo PP aparece Guto Chaves e Júnior Abreu. No PMDB é comentado o nome Micheline de Araújo Luiz, atual secretária de saúde. Na verdade, todo pleito aparecem caras novas na política, mas o fato é que esses nomes têm possibilidade de serem eleitos, já que boa parte deles recebe apoio dos altos escalões dos partidos.

Nas redes sociais, em um grupo chamado, Moro e Voto em Garopaba, conhecido de muitos, devido os membros serem ativos, apontando soluções, críticas e divulgando as necessidades do município, é forte o rumor da possibilidade de entre os mais de dois mil participantes sair um candidato. Lembrando que muitos políticos também participam do grupo, mas não são esses que estamos falando. Quanto a sigla que esse futuro candidato deve se filiar não é mencionado, mas os criadores do grupo têm forte ligação com o PDT.

O que sabemos é que até o dia 15 de agosto, data limite para os partidos e coligações registrarem seus candidatos muitas alterações ocorrerão. Vale lembrar que para ter a candidatura validada pelo TER – Tribunal Regional Eleitoral, o candidato precisa estar filiado seis meses antes das eleições, que nesse caso é o dia dois de abril.

*Thiago Pereira é jornalista.
**O texto que você acaba de ler é resultado de informações e entendimentos do autor.