quinta-feira, 3 de março de 2016

Zeno Castilho assina ficha de filiação no Democratas

O participante do grupo “Moro e Voto em Garopaba” do Facebook, Zeno Castilho, assinou na noite desta terça-feira (01), ficha de filiação no Democratas.

Segundo Zeno eram três opções de filiação, o PDT, PTB e o DEM. O motivo pelo qual ele definiu a escolha pelo 25, foi uma sintonia maior com a ideias apresentadas até o momento e o incentivo de Julião Lopes, que retornou à sigla. “A pessoa de Julião Lopes, que no episódio da manifestação popular contra o projeto 078 (prédios em Garopaba) foi o único a ficar ao lado do povo. Perdeu a suplência na câmara por votar contra o projeto. Talvez a pessoa que teve mais prejuízos financeiros na situação, e certamente uma pessoa que manteve sua palavra.” Explica Zeno.

 A intenção dele é, nas próximas eleições, concorrer a uma das nove vagas do legislativo da cidade. Já falando como pré-candidato, Zeno acredita que é preciso mudar a forma como os políticos tomam suas decisões, utilizando mais a participação popular. “É preciso acabar com o jogo de decisões obscuras tomadas em gabinetes fechados que favorecem alguns poucos e prejudica o povo todo. Como acontece hoje na política em todo lugar...” Destaca.

O novo democrata acredita que a cidade de Garopaba pode se tornar uma referência para o país, fomentando com maior intensidade o turismo o ano todo. Segundo ele, isso só será possível com um selo de excelência, que vai além das belezas naturais, como por exemplo, o reconhecimento que a cidade pode ter sendo o local com as praias mais limpas do país. “Se fizermos isso, e selecionarmos um público mais exigente em qualidade, a cidade terá um turismo qualificado, e receberá um turista que paga bem”.

foto: Arquivo Pessoal | Zeno recolhendo lixo na Praia do Rosa 
em um dia de limpeza no projeto "Rosamor"

Zeno é jornalista, mas não atua na área há algum tempo. Atualmente trabalha como eco condutor e atendimento em hotéis e pousadas da região. Como no ano passado Zeno foi um dos impulsionadores das manifestações em favor da redução dos salários dos legisladores de Garopaba, o blog o questionou sobre qual posição ele vai tomar caso seja eleito. O democrata foi categórico, e deverá propor uma redução de 50% nos honorários dos vereadores, proposta que geraria uma economia de mais de R$ 350 mil por ano. Caso essa proposta seja rejeitada, ele aponta outra possibilidade, que seria a aplicação da metade do salário em projetos que possam beneficiar a população. “Eu proporia usar 50% do meu salário para ajudar a fazer as praias da cidade as mais limpas do país. Esse título chama a atenção do mercado turístico e para qualidade de vida. Garopaba já encanta a todos, é um pedaço de chão lindo, único no mundo e com mais esse diferencial aumentaríamos nosso potencial aliado a preservação.” Finaliza.

Vereadores no grupo “Moro e Voto em Garopaba”

O blog entrou em contato com os administradores do grupo, que nos informaram que vão se reunir com Zeno Castilho para definirem se o pré-candidato será ou não apoiado pelos internautas. Além disso, fomos informados que outras pessoas que fazem parte do grupo serão candidatos a vereador nas eleições de outubro.

Leia também >>

A possível renovação do legislativo de Garopaba