segunda-feira, 25 de maio de 2015

Mau tempo atrasa viagem de prefeitos à Brasília

Prefeitos da região sul estavam com viagem marcada nesta segunda-feira (25) para Brasília onde iriam participam da XVIII Marcha em Defesa dos Municípios. Porém o mau tempo nas proximidades do Aeroporto Regional Sul em Jaguaruna impediram a operação da Aeronave Airbus A319 no terminal. O voo, único do aeroporto, iria para São Paulo, onde oito prefeitos e dois vice-prefeitos iriam pegar conexão para a capital federal.

A empresa aérea TAM disponibilizou um ônibus para que os políticos pudessem embarcar no Aeroporto Internacional Hercílio Luz na capital catarinense, mas de acordo com informações divulgadas, pela Rádio Som Maior FM, o veículo teria estragado no caminho e um micro-ônibus foi ao encontro para terminar a viagem, mas a capacidade era menor do que o número de pessoas. A rádio informou ainda que alguns políticos pegaram carona para tentar chegar à capital catarinense.

A marcha é promovida pela Confederação Nacional de Municípios e pretende promover debates com temáticas referentes à reforma política, financiamento da educação, pacto federativo, questões jurídicas que impactam nos municípios, modernização da gestão municipal, dentre outros assuntos. O evento acontece até a próxima quinta-feira (28).

A tradicional Marcha dos Prefeitos é uma oportunidade que os gestores têm de reivindicar melhorias para os municípios. Hoje os municípios recebem apenas 17% dos tributos arrecadados, os Estados ficam com 23% e a União com 60%. Parlamentares catarinenses estão unidos para que seja revisto o Pacto Federativo que altera a divisão de tributos entre os governos, ficando a União com 45% da arrecadação tributária, os Estados com 25% e os municípios com 30%, aumentando em quase 100% com relação ao percentual que é repassado hoje.