terça-feira, 9 de junho de 2015

Com 98% dos trabalhos concluídos, a Ponte Anita Garibaldi deve ser liberada em julho

Foi realizada nesta segunda-feira (08/06), a última vistoria da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras de Duplicação da BR 101/Sul. A comitiva foi composta por autoridades políticas e imprensa da região.

De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Vissilar Pretto, faltam apenas 2% dos trabalhos previstos, 130 funcionários estão terminando a pavimentação asfáltica e funcionários da empresa vencedora da licitação de iluminação estão finalizando a colocação dos postes, já foram colocados 60 dos 180 que estão no projeto. Ainda de acordo com Pretto, a estrutura deve ser finalizada no final deste mês, mas a inauguração deverá ser realizada no mês de julho pela presidente Dilma Rousseff.

Assim como a ponte, o túnel do Morro do Formigão também será inaugurado. “Os dois serão liberados juntos. Porém, o acesso de entrada e saída do túnel será provisório. Em dezembro, quando a ponte Cavalcante, em Tubarão, estiver pronta, é que será finalizado os três gargalos e a obra será completa”, disse Pretto.

De acordo com o DNIT, ainda precisam ser pagos ao consórcio cerca de R$ 16 milhões, mas essa dívida não atrasará as obras foi o que garantiu o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar, Ronaldo Benedet, que também visitou a estrutura.

A decisão sobre o pagamento da conta de energia elétrica da ponte foi definida através de um parecer da Advocacia Geral da União, que determinou que o município de Laguna deve pagar a conta
A estrutura

Com comprimento total de 2.830 metros, o empreendimento é a primeira ponte estaiada em curvas do Brasil e a primeira ponte pré-moldada estaiada em curvas do mundo. A ponte terá duas pistas de rolamento, duas faixas de 3,6 metros e acostamento de 3 metros.
A largura do empreendimento possui 24,1 metros no trecho corrente e 26,3 metros no lado estaiado. Ao todo, o empreendimento possui 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas..