terça-feira, 9 de junho de 2015

Voos do Estado gaúcho podem aterrissar em Jaguaruna

O deputado estadual do Rio Grande do Sul, e presidente da Comissão da Aviação Civil, Frederico Antunes do PP/RS, esteve em Santa Cruz do Sul/RS nesta segunda-feira (08/06), para uma audiência pública para discutir o projeto de investimentos para revitalizar o Aeroporto Luiz Beck da Silva.

Representantes da Secretaria Nacional de Aviação Civil participaram da audiência. O projeto tem custo estimado em R$ 30 milhões que incluem o alargamento da pista e a ampliação do terminal de passageiros e estacionamento. As obras estão previstas para iniciarem em 2016. A intenção é transformar o terminal em um aeroporto regional e até mesmo inter-regional. 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia de Santa Cruz, César Cechinato destacou a possibilidade de ser criado um voo de Santa Cruz para São Paulo, com escala no aeroporto de Jaguaruna. "Há uma enorme demanda de mercado para esta rota, pois há muitas empresas de processamento de tabaco em Santa Cruz que possuem unidades no sul de Santa Catarina. Esses voos teriam uma grande importância econômica para a região", mencionou César.

Essa linha aérea seria mais uma opção para o desenvolvimento do turismo não só em Jaguaruna, mas em todo o litoral sul de Santa Catarina, incluindo os municípios de Garopaba, Imbituba, Laguna e Balneário Rincão. 

Além dos investimentos na estrutura do terminal, a comissão estuda a criação de um subsídio para as empresas aéreas que investirem em voos na região, o incentivo mais provável será a redução do ICMS do querosene da aviação. Já existe um projeto, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado gaúcho, que propõe a redução da alíquota do ICMS de 12% para 7%, podendo ainda ser reduzida para 4% de acordo com o número de voos em operação.  

Investimento em Jaguaruna

Em reunião realizada na última semana de maio, o secretário de Articulação Nacional do governo do Estado, Acélio Casagrande, juntamente com os secretários regionais de Criciúma, João Fabris, e de Tubarão, Caio Tokarski, trataram com o gerente da RDL Aeroportos, Fernando Castro, da homologação dos equipamentos. “Nós vamos de todas as maneiras acelerar o processo da vistoria da Anac, com sobrevoo, para liberar e descer com equipamentos. O presidente da agência, Marcelo Pacheco dos Guaranys, me garantiu que na semana do dia 8 de junho os inspetores visitarão o terminal”, comentou Casagrande.     

Além disso, foi discutido na reunião os projetos de ampliação de embarque, a construção do terminal de cargas e ampliação da pista, esse último orçado em R$ 6,5 milhões de reais. “Estamos trabalhando nas perspectivas futuras, com a ampliação da pista para 45 metros e com o terminal de cargas que dará uma ‘alavancada’ em toda a região, assim como a ampliação do terminal de embarque. Os projetos já estão prontos e iremos atrás da captação dos recursos.” Finaliza Acélio.

Reportagem UnisulTV


Continue lendo >>