terça-feira, 18 de agosto de 2015

Mais da metade dos deputados catarinenses receberam votos em Garopaba em 2014

Os deputados estaduais são eleitos para representar os interesses da região e dos munícipios junto ao governo do Estado. Os parlamentares criam leis, aprovam decisões importantes e decidem sobre quais áreas os recursos do governo devem ser aplicados. Além disso, são fiscalizadores das ações do executivo.

Durante os últimos meses, os deputados saíram da Assembleia Legislativa e realizaram 36 encontros por Santa Catarina, para decidirem as prioridades de cada região para a elaboração do Orçamento Regionalizado.

Agora munidos dessas solicitações dos moradores de todo o Estado, os parlamentares terão a difícil tarefa de elaborar a Lei Orçamentária Anual 2016, (LOA),  disponibilizando os recursos para as demandas apontadas como prioritária. Nas 36 regionais do Estado cada uma escolheu três, chegando a um total de mais de 110, já que algumas regionais elencaram mais do que o máximo estabelecido.

A audiência pública da 19ª SDR de Laguna ocorreu, em 06 de agosto, e naquele momento a população presente ouviu dos deputados, a expressão de que esse é realmente o objetivo dos legisladores, estarem próximos da população, e juntos construírem um Estado melhor.

Como fiscalizadores que são, cobram do governo as melhorias propostas e o andamento das obras. Na ocasião falaram sobre a importância de encontros como aquele, já que a partir do próximo ano, as indicações do orçamento regionalizado passam a ser impositivas. Ou seja: as ações apresentadas e aprovadas na Assembleia Legislativa, obrigatoriamente deverão ser executadas no ano seguinte pelo governo do estado.

Pois bem, agora, as decisões saem dos municípios e se concentram da capital catarinense, onde com poucos recursos será difícil colocar na Lei Orçamentária, tudo aquilo que o Estado necessita, mais as demandas priorizadas pelo povo.

Nesse caso, saem de cena os discursos ordeiros, e entram os acordos políticos. 40 deputados vão buscar para suas regiões obras ou demandas “importantes” para que possam cobrar a execução pelo Estado e claro utilizarem como mérito deles para próximas candidaturas.

O blog analisou 20 deputados estaduais, a metade do parlamento catarinense, mais votados em Garopaba nas eleições do ano passado, e principalmente na região norte do município, onde aparece uma prioridade para ser votada na LOA do ano que vem. O objetivo é que os eleitores identifiquem seus representantes e cobrem as melhorias na via de acesso norte da cidade chamada de GRP 010.

Na análise feita pelo blog, o então candidato a deputado estadual mais votado em Garopaba foi Luizinho Campos, do PSB, com 3.358 votos no município e consequentemente o mais votado na região norte, com 372. Mas devido às exigências da legenda do partido e o candidato ter feito 5.540 votos em todo o Estado, não conseguiu se eleger, ficando apenas suplente do partido.

Para representatividade, aparecem como bem votados, Gelson Luiz Merísio, do PSD, com 741 votos em Garopaba, seguido por seu colega de partido, José Nei Ascari, com 405. Ambos respectivamente foram mais votados no norte, e são da mesma sigla do prefeito de Garopaba, Ségio Cunha, que pretende iniciar as obras do acesso ainda em 2015 e está em busca de R$ 5 milhões.

Ada Faraco de Luca, do PMDB, liderou as votações na eleição do ano passado em Garopaba, recebendo 1.044 votos, porém a deputado reassumiu a secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, deixando sua vaga aos suplentes do partido, sendo eles: Manoel Mota e Luiz Fernando “Vampiro”.

O governo e a ALESC tem pressa em votar a Lei Orçamentária Anual 2016, (LOA), que deve começar a ser discutida até o final do mês de agosto.

Confira no infográfico abaixo, mais detalhes sobre as eleições de 2014, e os deputados eleitos que estão em exercício. A análise da região norte foi feita nos três locais de votação, sendo a Escola Reunida Professor Ary Manoel dos Santos, com 1.194 eleitores, a Escola de Ensino Fundamental Aduci Arbus do Nascimento, com 470 eleitores e a Escola de Ensino Fundamental Prof.ª Constância Lopes Pereira, com 487 eleitores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, TRE, títulos novos do bairro de Areias de Macacu estão sendo distribuídos nas seções dos locais de votação do centro da cidade, por isso esses eleitores não contabilizam essa análise.