quarta-feira, 19 de agosto de 2015

PP e PSD juntos em 2016

Conforme o blog divulgou na semana passada, o deputado federal, Esperidião Amin, irá assumir no próximo sábado o comando do Partido Progressista. O cargo atualmente é ocupado pelo ex-deputado estadual Juarez Ponticelli que transfere a vaga para Amin, que pretende articular as ações dos progressistas para as eleições do ano que vem e de 2018.

Dentre as negociações, está uma aproximação forte do PP com o PSD, de Raimundo Colombo, para um projeto de coligação para 2018, onde Amin comandaria a chapa, e Gelson Merísio, do PSD seria o pré-candidato a vice. Outra opção dos progressistas seria a ex-deputada federal Ângela Amin que também poderia ocupar a vaga do marido.

Essas articulações começarão a tomar forma nas eleições do próximo ano,  quando, se os acordos derem certo, o PP e PSD estarão coligados em boa parte dos municípios catarinenses. Em Garopaba essa situação não deve ser aplicada, devido ao PP ter sempre a intenção de se manter em chapa pura e o PMDB tem interesse em continuar a coligação com o PSD.

Com a exceção de Garopaba, o fato é que o PMDB e PSD estarão divididos em 2016 e uma nova forma de governar deve ser iniciada em Santa Catarina. Para 2018, quem sabe o PMDB não deixa a vaga de vice e lança seu candidato próprio, como deseja há bastante tempo.