quinta-feira, 6 de agosto de 2015

População consegue elencar GRP 010 como prioridade no orçamento do Estado

Deputados estaduais estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (06), em Laguna, na audiência público do Orçamento Regionalizado. No encontro foram definidas 12 prioridades na região para o Plano Plurianual, PPA, no período de 2016 a 2019.

O PPA é uma exigência para a liberação de recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, do ano que vem. Trinta e seis encontros estão sendo realizados por Santa Catarina. Nas audiências os parlamentares aderem as sugestões dos gestores e da população presente.

A partir do próximo ano, as indicações do orçamento regionalizado passam a ser impositivas. Ou seja: as ações apresentadas e aprovadas na Assembleia Legislativa, obrigatoriamente deverão ser executadas no ano seguinte pelo governo do estado.

Dezenas de moradores da região norte de Garopaba estiveram na audiência e descobriram que a pavimentação do acesso norte do município não estava entre as 12 prioridades a serem votadas. Com a participação da população garopabense, que esteve presente na audiência, a obra foi elencada no orçamento do governo do estado do ano que vem que deve ser votado no fim de agosto na Assembleia Legislativa. Lauri Machado, presidente da Associação de Moradores da Gamboa, pediu a ajuda dos deputados para agilizar a pavimentação da GR-010. “Quando chove não entra ônibus, não entra escolar, nem o caminhão de gás”, contou o morador.

Foto: Facebook Minha Garopaba, população manifestando pelo acesso norte
Com destaque para infraestrutura as escolhas da regional de laguna, composta por seis municípios, defendeu além da pavimentação da GRP 010 mais duas prioridades para o orçamento de 2016, são elas: A pavimentação da SC-437, que liga Imaruí a Pescaria Brava, e a pavimentação do trecho de acesso norte de Laguna.

O prefeito de Garopaba Paulo Sérgio de Araújo esteve presente no evento e reconheceu que a mobilização da população foi fundamental para que os parlamentares dessa vez cumpram o que já havia sido prometido em 2011. Mesmo a obra sendo colocada para os recursos de 2016, Sérgio pretende iniciar os trabalhos na estrada ainda esse ano. “Esse é um compromisso meu, depois dessa audiência estou indo para Florianópolis tratar desse assunto, e iremos buscar pelo menos R$ 5 milhões para iniciar a obra, do Morrinhos até a ponte do Siriú.” Comentou o prefeito.

Para o presidente da associação comunitária de Areais de Macacu o sonho das seis comunidades daquela região está perto de se tornar realidade, e a mobilização da população valeu a pena. “Quero agradecer a todos que apoiaram a causa, esse é só o primeiro passo, iremos no fim do mês acompanhar a votação do orçamento na Assembleia em Florianópolis.” Explicou Ademir Aguiar de Amorim.

A Rede Minha Garopaba ajudou a mobilizar a população e para a idealizadora do projeto, ainda há muito a ser feito. “Foram trinta e seis audiências como essa, é muita demanda para pouco recurso, iremos até o fim, lutar por essa obra tão esperada, já deixamos avisado aos deputados que certamente eles nos verão novamente na Assembleia Legislativa”, comentou Daniela Reis.

Acompanhe a reportagem completa