quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TSE decide nesta quinta se concede registro para o 33º partido do país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iria votar nessa terça-feira (25), a decisão se autoriza ou não a criação do Partido Novo para disputar as eleições do ano que vem. Porém o julgamento foi adiado e deve acontecer nesta quinta-feira (27).

A nova legenda cumpre os requisitos para obter o registro e tem o apoio mínimo de 486.480 eleitores que apoiam a nova legenda.

A ideia de criar o partido surgiu em 2011, e possui na base professores, empresários, médicos, advogados além de outros profissionais do setor privado. 492 mil assinaturas foram entregues ao TSE, o Novo fundou nove diretórios estaduais (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Norte) e quatro núcleos de apoio (no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco).

Caso a nova legenda seja autorizada pelo TSE, o Novo será o 33º partido registrado no país e o nono criado nos últimos 10 anos. Nas urnas, os futuros candidatos serão identificados pelo número 30 à frente.

No site do Partido Novo elenca como seus valores a defesa das “liberdades individuais com responsabilidade”, prega menos ação estatal na economia e na vida das pessoas. Os dirigentes dizem que a sigla não vai se coligar nem se unir aos chamados por eles, “partidos tradicionais”.