quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vereador solicita mais três câmeras de segurança em Garopaba

O presidente da câmara de vereadores de Garopaba Luiz Bernardo, do PMDB, apresentou na sessão da câmara da última terça-feira (1º), uma solicitação que será encaminhada ao poder executivo pedindo a instalação três câmeras de videomonitoramento no bairro Capão (Ferrugem).

No documento os equipamentos são solicitados na entrada do bairro, ainda na Palhocinha, nas proximidades do Mercado Cardoso e no “centrinho” da ferrugem entrada da Rua dos Surfistas. Segundo Bernardo esse recurso se faz necessário para maior segurança e tranquilidade dos moradores e turistas.

De acordo com o coronel Adenicio João Marques, comandante da 8ª Região da Polícia Militar, a qual Garopaba pertence, o município possui cinco câmeras em funcionamento nas áreas de maior movimentação comercial. Ainda de acordo com o coronel, foram investidos mais de R$ 100 mil na execução do projeto que começou a funcionar em julho de 2012. A ampliação depende exclusivamente de parceria com a prefeitura municipal, que na época mostrou interesse em instalar mais dez câmeras.

Estudos da PM apontam que nos 72 municípios do Estado, onde existem o sistema de videomonitoramento ativo, a redução da criminalidade chaga em até 70%, principalmente em crimes como furtos, roubos e vandalismo.

Imbituba, é a cidade da região da 8ª companhia com o maior número de câmeras, são 20 ao todo. Esse número expressivo é fruto de um trabalho em parceria com a CDL, Câmara de Dirigentes Logistas, e empresários da cidade. Tubarão possui apenas 8 câmeras em funcionamento, recentemente um trabalho em parceria com entidades empresariais, governos do Estado e município, resultou na compra de mais 12 equipamentos que devem ser instalados até dezembro deste ano.

Mais informações na reportagem abaixo