terça-feira, 20 de outubro de 2015

Imbituba entre as 100 melhores cidades de pequeno porte do país

Realizada pela revista IstoÉ e a principal empresa de classificação de risco do Brasil, Austin Rating, uma pesquisa elegeu as melhores cidades do Brasil em 2015. Entre os 4.957 municípios de pequeno porte no país, Garopaba aparece na 415ª posição e Imbituba está entre as 100 melhores, ocupando a 78ª Posição.

A pesquisa foi publicada pela revista no anuário, "As Melhores Cidades do Brasil", com mais de 300 mil exemplares em circulação, além de um site com todas as informações, (www.melhorescidadesdobrasil.com.br), e avaliou os mais de cinco mil municípios brasileiros, dividindo-os em três categorias: Pequeno, Médio e Grande Porte.

A Revista IstoÉ e a consultoria Austin Rating realizaram este levantamento com base em cerca de 500 itens, analisados em todas as 5.565 cidades brasileiras. “Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o País”, diz Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três, responsável pela publicação da Revista IstoÉ.

A consultoria Austin Rating passou os últimos cinco meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros, com o objetivo de identificar aqueles que estão utilizando melhor os recursos públicos e criando projetos inovadores com foco em uma melhor qualidade de vida aos moradores. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais.

As cidades de Imbituba e Garopaba não pontuaram em nenhuma das outras categorias, as cidades catarinenses de pequeno porte que aparecem entre as 100 mais bem posicionadas foram: 3ª São Francisco do Sul, 4ª Videira, 10ª São Miguel do Oeste, 14ª Itapema, 24ª Xanxerê, 33ª Porto União, 41ª Timbó, 51ª São João Batista, 54ª Pomerode, 70ª Guaramirim, 77ª Maravilha 78ª Imbituba e 86ª Braço do Norte.

No geral, entre os mais de cinco mil municípios, Garopaba aparece na 869ª, e Imbituba a 431ª posição das melhores cidades do país, dividindo espaço com cidades acima de 200 mil habitantes.

Na região da Granfpolis, Rancho Queimado aparece, entre os municípios de pequeno porte, na 6ª posição na atenção aos jovens e Biguaçu na 12ª. Já São João Batista é o 36º município com melhor desempenho na educação, e entre os 5.565 municípios brasileiros é 42º mais bem colocado.

Santo Amaro da Imperatriz aparece entre os melhores municípios da Granfpolis, na categoria, indicadores digitais, com a 23ª posição geral, a 17ª em mobilidade digital e 29ª em aceso digital ao conhecimento. O Município possui 19.823 habitantes.

Com informações da pesquisa "As Melhores Cidades do Brasil"