quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Imaruí cria projeto para incentivar a instalação de novas empresas na cidade

Imaruí completou neste ano 125 anos de emancipação político e administrativa. Com 11.672 habitantes o município se destaca pelos recursos naturais. Com mais de 540 mil metros quadrados de área territorial tem um grande potencial de crescimento.

Localizada as margens da lagoa que leva seu nome, lagoa de Imaruí, a 20 km do Porto de Imbituba, a 70 km do Aeroporto Regional de Jaguaruna, próxima da Capital Catarinense e de fácil acesso à BR 101, que está praticamente duplicada, Imaruí tem capacidade de receber novos investimentos, gerar novos empregos e impulsionar a economia da cidade.

Pensado nisso foi criado o Plano de Benefícios para Implantação de Empresas no Município, o Imã. O programa incentiva através de subsídios, que podem ser fiscais ou imobiliários, a instalação de empresas que queiram se instalar na cidade. Antes da aprovação, um conselho que envolve membros do poder executivo, legislativo e da sociedade civil, analisam as propostas da empresa e viabilizam quais benefícios serão concedidos.

O projeto está sendo implantado gradativamente no município. Uma empresa do ramo alimentício já foi contemplada  com os benefícios e autorizada pelo conselho gestor. A previsão é de se instalar em 2016, e deve gerar mais de 100 empregos diretos. Outra ação do plano é a criação de um Parque Industrial no município. “Como hoje ainda estamos iniciando esse projeto de desenvolvimento econômico, o Parque Industrial é um projeto mais em longo prazo. Atualmente o município analisa as áreas que já tem disponibilidade e que já são pertencentes ao poder público, e após a autorização do conselho, o município concede direito real de uso dessas áreas para as empresas beneficiadas.” Esclarece Evelyn Scapin, Procuradora Jurídica de Imaruí.

Ainda no projeto Imã, desde 2013 o município tem realizado um programa de estágios. Mais de 130 estudantes já participaram do projeto que é uma parceria entre a prefeitura municipal e o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE. O estágio, além de gerar renda aos jovens, proporciona um maior conhecimento e também pode contribuir na decisão de qual carreira profissional seguir. "Hoje eu estudo pedagogia, mas a área social, a qual eu faço estágio, é uma área que eu também me identifico bastante. Eu acho isso válido porque futuramente eu também posso cursar serviço social.” Acrescenta Caroline de Souza Brasil, Estagiária do CRAS.

E são com projetos como esses que Imaruí pretende evitar a evasão dos jovens e empreendedores da cidade, buscando projetos que possam aprimorar e viabilizar o crescimento econômico da “Pequena Jóia do Litoral Catarinense”.

Saiba mais sobre Imaruí nesta Sexta-feira (01), às 21h30min na Unisul TV, no Unisul Repórter Especial sobre a cidade. Conheça as ações que estão sendo desenvolvidas no campo, na pesca e no turismo. Na tradição açoriana tem a produção da Farinha de Mandioca e a Renda de Bilros, um projeto está resgatando a tradição das rendeiras na cidade. Na música o destaque é para a Banda Municipal e um especial sobre o “Gaúcho Alegre do Rádio”, Pedro Raymundo, que é natural de Imaruí e fez sucesso no rádio brasileiro na década de 40.

UnisulTV, região de Tubarão canal 4, Laguna 26 ou acompanhe pela internet: www.unisultv.com.br