segunda-feira, 30 de maio de 2016

Giro de Notícias 19/05

Fiscalização marítima na praia Central de Garopaba para coibir a pesca predatória que vem sendo realizada pelos barcos industriais durante o período da pesca da Tainha. Esse é o teor do requerimento de autoria do vereador Jean Ricardo, do PMDB, aprovado pelos demais legisladores. O documento será encaminhado ao IBAMA, ICMBio (APA), Polícia Militar Ambiental, e Capitania dos Portos. “A cobrança se faz necessária já que tal atividade prejudica os pescadores artesanais, inclusive muitos destes barcos estão capturando iscas dentro de áreas proibidas”, justifica o vereador.

Antecipação da pesca industrial da tainha foi um dos pedidos feitos pelos pescadores em uma reunião realizada nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Estado. Atualmente os pescadores industriais só podem iniciar seus trabalhos a partir de 1º de junho. A categoria reclama também na demora da liberação das licenças e pede a renovação das autorizações emitidas em 2015. A dificuldade na obtenção de licenças também afeta os pescadores artesanais. “Não temos representação, não sabemos quem vai assinar as licenças. A tainha já está passando, o pescador investiu e quem vai pagar essa conta?”, questionou Gilberto da Silva presidente do Sindipesca de Laguna.

Cobrança no Mauro Candemil. Esse tem sido um dos principais assuntos pautados pelo vereador Euclides de Almeida Coelho, o Kido, do PMDB, quando visita a ADR – Agência de Desenvolvimento Regional da Laguna. Na sessão desta terça-feira (17), o vereador explicou que a o secretário executivo prometeu algumas melhorias na rodovia SC 434. Segundo ele, a empresa, Almeida Construções e Serviços, irá realizar a limpeza ao longo de toda a via e deu prazo de uma semana para resolver o problema na lombada localizada no bairro Araçatuba, em Imbituba. O local necessita de uma drenagem, já que a via alaga sempre que chove.

Um dia por ano os pais devem acompanhar seus filhos durante o período escolar. Além da Lei federal, o município também terá uma normativa para a realização deste dia de envolvimento da família com seus filhos no ambiente de aprendizado. O projeto foi aprovado na sessão da última terça-feira (17) e é de autoria do vereador Jucélio de Souza Clementino, do PSC.

O vereador Gilmar dos Santos Ferreira, do PMDB, ao utilizar a tribuna na última sessão ordinária, comemorou a assinatura da Ordem de Serviço da pavimentação da Rua Manoel Balbino da Silveira (Estrada Geral da Ressacada). O legislador ressaltou a luta do ex-prefeito Luiz Nestor na busca de recursos para a realização desta obra, que será realizada, agora, na gestão de Sérgio Cunha, do PSD. Aproveitando o assunto, Gilmar chamou a atenção para a importância dos moradores se conscientizarem para que a via tenha o espaço de dez metros de largura, já que em alguns locais só existe o vão livre de seis metros, devido a muros ou cercas já estabelecidos.

32 municípios catarinenses foram beneficiados com um carro para ajudar nos trabalhos dos Conselhos Tutelares. O deputado federal Jorginho Mello, do PR, autor da emenda, entregou os veículos na última sexta-feira (13), na capital do Estado. Garopaba foi um dos municípios beneficiados. O automóvel Air Cross zero quilômetro, irá ajudar o conselho tutelar local a realizar o trabalho com crianças e adolescentes que estão em estado social vulnerável.  

Fiscalizar o poder executivo é um dever do legislativo. Por isso o deputado estadual Antonio Aguiar, do PMDB, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, destacou a importância da aprovação do requerimento que prevê a realização de audiências públicas destinadas a tratar da situação estrutural das escolas públicas da rede estadual. Os componentes querem entender a real situação das unidades, saber quantas já foram reformadas, quais os projetos em andamento e quanto foi gasto até o momento.

Fotos: Portal Gmidia, Edy Wilson Serpa e Luis Debiasi/Agência AL