sexta-feira, 13 de maio de 2016

Giro de Notícias 13/05

Próximo à rodoviária é o local onde será realizada a 18ª edição da Quermesse e 6ª Festa Nacional do Bacalhau Brasileiro. A empresa responsável pela execução da festa alegou que o motivo da troca de local foi questão de preço, já que haviam divulgado que seria no mesmo local do ano passado, próximo ao Camping Lagoa Mar, conforme informou Marcus Israel, secretário interino de Turismo ao site Grbol . A tradicional festa será realizada entre os dias 25 e 29 de maio e têm como uma das principais atrações o envolvimento da comunidade e o resgate da cultura local. A atração nacional da festa será a dupla sertaneja João Neto e Frederico que se apresentam na sexta-feira (27). O novo espaço tem uma área de aproximadamente 10 mil m².


Criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal foi um dos assuntos tratados pelo advogado Guilherme da Silva Araujo com o comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Imbituba, Tenente Coronel Jean Carlos de Brida. Representando a presidência da 30ª subseção da OAB que compreende Imbituba, Garopaba, Paulo Lopes e Imaruí, Guilherme deu boas vindas ao comandante e recebeu a informação de que as regiões do Rosa e Itapirubá terão novamente o retorno de policiamento. Guilherme é presidente da Comissão de Segurança, Criminalidade e Violência Pública da 30ª subseção e pretende, em breve, se reunir com o capitão Garcia, que responde diretamente por Garopaba, para tratar de assuntos como a questão das câmeras de videomonitoramento, a falta de efetivo, e discutir sobre formas de articulação para a cidade receber o maior número de soldados após a formação da nova turma que inicia em junho deste ano.

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo inicia nesta sexta-feira (13) e se estende até domingo (15). Essa, que é uma das principais solenidades religiosas da cidade, terá três edições do cortejo da Corte, no sábado às 19h e no domingo às 10h e às 15h. A festa é uma realização da Paróquia São Joaquim com o apoio da Prefeitura Municipal de Garopaba.

O Presidente interino Michel Temer, do PMDB, divulgou ontem a lista oficial de ministros que tomaram posse no fim da tarde. Não existe nenhuma mulher na equipe, nenhum negro, mas dentre os indicados, pelo menos 6 são investigados na operação Lava Jato.


O Gaeco está realizando em Santa Catarina a operação Patrola. O objetivo é identificar agentes públicos e empresários que fraudam os cofres públicos contratando ilegalmente o serviço e a compra de máquinas pesadas. Segundo informações, mais de 100 prefeituras estão sendo investigadas além do governo do Estado. A operação continua em aberto e já colocou atrás das grades diversos prefeitos, secretários municipais e empresários.


Mesmo com a difícil situação dos municípios, diversos políticos da região foram à Brasília participar da Marcha dos Prefeitos, que foi ofuscada esse ano devido ao processo de Impeachment que estava próximo de votação no Senado. Os mandatários de Garopaba, Sérgio Cunha, de Gravatal, Nardo Nesi, de Pescaria Brava, Antonio Honorato, de Imbituba, Jaison Cardoso, de Tubarão, Olavio Falchetti, e de Braço do Norte, Ademir Matos estiveram participando. Entre os parlamentares de Garopaba, viajaram a capital federal, o presidente da Câmara, Luiz Bernardo e o vereador Sérgio Jacaré.


Na sexta-feira (13), inicia mais uma edição do Moto Praia Garopaba. O encontro se estenderá até domingo (15) e será realizado nas proximidades do Camping LagoaMar que fica na rua Lagoamar, 465 no centro de Garopaba. O evento é destinado a um momento de encontro entre os amantes das duas rodas e conta com uma agenda extensa de bandas, shows e músicas eletrônicas. Os organizadores informam que não haverá espaço destinado para manobras.

Fotos: Fanpage Bancada Peemedebista, Guilherme da Silva Araujo, Moto Praia Garopaba