quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Casan afirma que existem ligações clandestinas de esgoto na rede coletora de Garopaba

Muito se cobra do poder público o cumprimento de suas atribuições, porém em muitas situações a sociedade não cumpre com seus deveres, ou até mesmo não contribui para termos uma qualidade de vida melhor. Basta andarmos pelas ruas para percebermos que no primeiro terreno baldio existe um montante de lixo acumulado. É normal culparmos a prefeitura pela limpeza e, em outras situações o proprietário, mas na realidade o verdadeiro culpado é quem deposita qualquer tipo de lixo fora das lixeiras.

Em Garopaba um caso parecido tem sido amplamente discutido nas redes sociais. Isso porque, a recém-concluída rede coletora do esgoto sanitário da cidade, estaria recebendo indevidamente algumas ligações de esgoto doméstico, ou até mesmo comercial.

O caso se confirmou no último fim de semana, quando na noite de sexta-feira (08), nas proximidades do cruzamento entre as ruas, Lauro Muller e a Avenida dos Pescadores, uma Estação Elevatória da Casan transbordou e isso só aconteceu devido à existência de esgoto na rede, é o que afirma Mauro Santos do Nascimento, o Marinho, representante da Companhia. “Nós recebemos várias ligações e fomos até o local e realmente detectamos a presença de esgoto. A empresa Confer, que realizou a obra, fez a limpeza e no sábado já não tinha mais a presença das substâncias, o que nos reforça pensar que algumas pessoas estão realizando a descarga durante a noite, ou madrugada”.

Marinho explica ainda, que a primeira etapa da rede está pronta, mas não pode receber ligações, pois depende de outras fases. As caixas de inspeção já estão instaladas, equipamentos necessários para as ligações, e segundo ele, é por esse local que algumas pessoas estão despejando o esgoto. Além do desrespeito com a cidade, essa prática é um crime ambiental. “Fazemos um apelo para que as pessoas aguardem a conclusão de toda a obra. Quando as ligações forem autorizadas todos serão comunicados. Até o momento nós não conseguimos identificar nenhum dos autores, essa é uma tarefa difícil, e quem for pego será multado.”

As ligações só devem ser autorizadas com a conclusão da Estação de Tratamento, que ainda não começou. Práticas criminosas como essas, além de deixar a cidade com mau cheiro, prejudicam a balneabilidade do nosso litoral.