segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Deputado Catarinense propõe o fim do horário de verão

O deputado federal Valdir Colatto, do PMDB, propõe, através do Projeto de Lei 397/2007, o fim do horário de verão em todo o território nacional.

O deputado afirma que não há uma estatística confiável que confirme benefícios que a alteração do horário traz a população. Segundo ele, a troca de horário ocasiona em uma série de distúrbios orgânicos, fadiga, dores de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade e queda da imunidade. O deputado menciona ainda, que os mais prejudicados são os trabalhadores rurais e as pessoas que necessitam acordar de madrugada para trabalhar.

Segundo o deputado, algumas alternativas podem ser implantadas para a redução do consumo de energia elétrica. “O governo deve criar medidas que possam educar a população brasileira sobre o uso consciente de energia, principalmente nos horários de ponta, das 18h30 às 21h30.”

O deputado cita ainda, estudo médico sobre os malefícios do horário de verão. O profissional, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Guilherme Honório Moreira, constatou que uma hora a menos no nosso sono, pode causar aumento do número de mortes nas estradas, piorar o controle do diabetes, diminuir o rendimento escolar, aumentar o erro profissional, além de tentar uma adequação que nunca ocorre. “Está claro na pesquisa que quem paga a conta dessa medida é o Sistema Único de Saúde, o SUS, e a população”, alerta.

A última movimentação do projeto foi em agosto do ano passado. E o tema deve voltar a ser discutido este ano na Câmara dos Deputados.

Mais informações sobre o horário de verão