sábado, 2 de abril de 2016

Rodritur contesta a existência de irregularidades

O diretor da empresa Rodritur Turismo LTDA, Renato Pereira, entrou em contato com o blog na tarde desta sexta-feira (1º). Por telefone, o gestor respondeu aos nossos questionamentos, referente ao transporte de estudantes para a região de Tubarão, contratados através de licitação pela Prefeitura Municipal de Garopaba.

A empresa Rodritur foi vencedora do certame realizado em novembro do ano passado, e desde o início das aulas, têm prestado o serviço de transporte.

Na matéria publicada pelo blog na quinta-feira (31), divulgamos fatos públicos que estão anexos ao edital de licitação, onde a empresa segunda colocada, Garopaba Agência de Viagens Eirele ME, nome fantasia Garopatour, apresentou recurso contrapondo a quantidade de lugares no veículo apresentado. A empresa alegou que a Rodritur apresentou um carro com 44 lugares.

Renato mencionou que o ônibus apresentado cumpriu as exigências do edital, e comporta 46 passageiros sentados, incluindo, além das poltronas convencionais, dois assentos na área denominada salão e mais um anexo a cabine do motorista.

Ainda segundo o gestor da empresa, o preço apresentado pela Rodritur condiz com a operação realizada, havendo apenas um reajuste referente ao mesmo serviço que já era realizado pela empresa em 2015.

Quanto ao flagrante de dois veículos estarem fazendo o transporte, sem ser nenhum deles o licitado, Renato afirma que foi um caso isolado, e que a empresa utilizou “Nota Fiscal de Transporte” através do registro 371-C no Deter - Departamento de Transportes e Terminais, e que continua fazendo o serviço com o carro placas, MHS 8713.

O segundo veículo utilizado foi solicitado emergencialmente pela prefeitura de Garopaba. Segundo Renato, ainda não há uma definição se esse ônibus será ou não mantido, caso a decisão seja pela permanência, acredita que será feita uma nova licitação para o transporte, e se a Rodritur vier a ser a vencedora neste outro certame, providenciará o registro junto ao Deter.

O blog reforça que, em consulta no Deter, os veículos placas: BUD 4347 e AEH 5367, não possuem registro no referido órgão, tendo o desligamento realizado em 13 de agosto do ano passado, o último inclusive pertence a empresa Expresso Transportes Garopaba, do mesmo grupo empresarial.

A Prefeitura Municipal de Garopaba não tem nenhuma intenção de cancelar esse serviço, bem como não pensa em cobrar o referido transporte aos estudantes que hoje é gratuito.

Lembramos que não é obrigação do município o transporte ao ensino superior, apenas até o ensino fundamental. Garopaba é um dos poucos municípios da região que oferece o transporte para estudantes do ensino superior e técnico para outros municípios de graça. Como os veículos da prefeitura não atendem a demanda, empresas terceirizadas são contratadas.