A visita na rodovia junto à comunidade estava agendada para quarta-feira (23), o objetivo era mostrar ao secretário as dificuldades que as pessoas que utilizam a SC 434 enfrentam diariamente.
Um dos problemas que tem preocupado quem transita pela via é o acesso no bairro Araçatuba, no trecho pertencente à Imbituba. Em uma das lombadas, em frente à igreja católica, um buraco tem feito os motoristas desviarem, inclusive pela contramão.
Em 14 de março o vereador Jean Ricardo, do PMDB, enviou ofício solicitando a ADR que realizasse melhorias naquele trecho. Passados dez dias do pedido, e nenhuma medida tomada, a situação se complicou no último feriadão. Com as fortes chuvas o alagamento da pista juntamente com uma cratera, impossibilitaram o trânsito no local.
Tal situação fez o vereador Rogério Linhares, do PMDB, acionar diretamente o Deinfra. Logo ficou agendada para a tarde desta segunda-feira (28), a visita de um engenheiro da Regional Sul do departamento para vistoriar os pontos considerados críticos da rodovia estadual.
Na noite deste domingo (27), diversos internautas publicaram nas redes sociais que o fluxo de veículos no sentido norte sul estava lento. Alguns relataram filas de cinco quilômetros, tudo isso devido ao buraco na pista.
A ADR não agendou uma nova visita, nem respondeu os questionamentos sobre a possibilidade da realização de uma audiência pública junto à comunidade.
Rede Minha Garopaba
A Rede foi criada ano passado e tem como objetivo juntar forças com a comunidade para mobilizar as autoridades para que as necessidades da população sejam atendidas.
Uma das ações realizadas pelo grupo foi à inclusão da obra de pavimentação do acesso à Garopaba, no Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. A construção está entre as prioridades do governo do Estado, porém a primeira parte de obra deve iniciar em breve através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Garopaba e o BADESC Cidades para um investimento de R$ 5 milhões que será financiado pela Agência de Fomento de Santa Catarina S.A. com a liberação do Estado.